Ads 468x60px

quinta-feira, março 28, 2013

Roda de Emoções - Diário de Leitura - 3ºA 2013

Indescritível nossa Roda de Conversa e Café Literário. 

Manhã de quarta-feira, 20 de março de 2013. Estava marcado que a partir da segunda aula haveria entrega dos diários de leitura dos meses de fevereiro e março e um café literário com direito à roda de conversa, onde o assunto seriam as leitura feitas pela turma.
Não fui com muitas expectativas, o que foi bom, pois fui surpreendida de todas as formas. Primeiro com a quantidade de leituras feitas, depois com o entusiasmo da turma em apresentar para todos o que haviam lido, sem falar na mesa linda e farta com coisas deliciosas!
Achei tão bonito o comprometimento da sala, a união das meninas para fazer bolo, o compromisso dos meninos ao levarem o que foi pedido, deixaram-me encantada!            
Tive que começar falando da minha leitura, pegaram-me de surpresa, fiquei sem jeito e virei aluna novamente. Esqueci tudo que tive vontade de sair falando quando terminei a leitura do livro "Seis Vezes Lucas" da Lygia Bojunga. Tratei logo de passar a minha vez, pois tinha ido preparada para ouvir mais e falar menos.

Começaram timidamente apresentando suas leituras, aos poucos foram revelando suas alegrias, descobertas, aprendizado e emoções sentidas com o livro.
Depois da Giovanna ter apresentado sua leitura do livro "A invenção de Hugo Cabret", a turma foi se soltando, soltaram-se tanto que saiu até uma palhinha da música "Sá Marina" na voz do Paulo, nossa estrela que é intérprete na Escola de Samba Império de Casa Verde! Surpreendente e sensacional.


Tivemos leituras para todos os gostos, de "O pequeno Príncipe" ao "Cortiço" deixe a escolha por conta e gosto de cada um, o resultado foi muito gratificante, muita gente leu, infelizmente ainda não posso afirmar que 100% da classe leu um livro por mês, mas já fico feliz que um pouco mais da metade conseguiu praticar a leitura, a reflexão e aproveitou o momento para falar da experiência com a leitura. Agradeço muito a participação de todos, em Maio, quero me emocionar ainda mais com nossa roda de conversa e Café Literário, estão todos de Parabéns!
Confiram os livros citados na Roda de Conversa:


  • A Invenção de Hugo Cabret - Brian Selznick
  • Umbigos indiscretos - Eva Furnari
  • Nunca fui Santo - Biografia do goleiro Marcos do Palmeiras
  • Alice no país das maravilhas - Lewis Carroll
  • Hobbit - Tolkien, J. R. R.
  • O senhor dos aneis - Tolkien, J. R. R.
  • A última Música - Nicholas Sparks
  • Crepúsculo - Meyer, Stephenie
  • Harry Potter - J. K. Rowling
  • Dom Casmurro - Machado de Assis
  • O cortiço - Aluísio Azevedo
  • TRI mundial - Daniel Perrone
  • O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
  • Só as mães são felizes - Lucinha Araújo
  • Julieta Imortal - Stacey Jay
  • O que aprendi com Bruna Surfistinha - Rachel Pacheco
  • Depois daquela viagem - Valéria Piassa Polizzi

3 COMENTE AQUI:

  1. Oi Professora...aqui é a Bruna do 3°A... é só uma pequena correção... O livro que eu li foi Nunca fui Santo (o livro oficial do Marcos) - entrevista do Marcos, goleiro do Palmeiras, dada para o Mauro Beting... boa Páscoa!! Beijos até segunda *-*

    ResponderExcluir
  2. Ah gostei muito desse café da manhã literário... Foi muito bom, apesar de que não sou muito boa em falar em público, gosto mesmo é de escrever, e não é porque sou tímida..e sim porque as vezes me atrapalho, não consigo me expressar tão bem,e confesso que tenho que me controlar porque quando começo a falar não consigo para :p .... Espero que no próximo, seja igual ou ainda melhor que esse... Beijinhos (to zoada na foto mas beleza):)

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna, obrigada pelo comentário! Correção feita, me atrapalhei na hora de anotar!
    Quanto ao medo de falar em público, a gente vai aprendendo a vencer, melhora quando a gente se prepara e sabe o que vai dizer!
    Também estimo que o próximo seja melhor que esse, com mais participações e muita troca literária!
    Está linda na foto!
    Beijão!

    ResponderExcluir