Ads 468x60px

terça-feira, maio 14, 2013

Atividade para 3º A e B

Bom Dia!
A atividade abaixo é uma continuação da atividade iniciada em sala de aula.
Para respondê-la, você deve ter em mãos suas respostas da atividade 2, para quem não lembra, o recorte está abaixo:

Para responder a questão c), lembre-se que ouvimos a música "Último pau-de-arara em classe.

Música: Último Pau-de-Arara

Questão 5 (Página 6) Caderno do Aluno volume 2
Baixe e Ouça o áudio disponível aqui. 

Ou apenas clique no player abaixo


Compare o que é dito no áudio com sua resposta anterior (questão 2) e responda: o que o escritor de Vidas secas pretendia com esse romance?



Deixe sua respostas nos comentários ao final dessa postagem. Não esqueça de identificar-se (Nome e série). Quanto mais interagir e mais conhecimento mostrar sobre o assunto, melhor será sua nota de participação na atividade. 
Enriqueça a atividade com sua opinião e conhecimento sobre o assunto, se já leu o livro, aproveite para expressar sua opinião crítica de leitor.

Vamos lá!



P.S: Informações sobre o áudio:
Título: Modernismo [Categorias Literárias]
Tipo do recurso: Áudio
Objetivo: Apresentar o período literário Modernismo. Destacar a importância dos autores e de suas obras como referência nacional. Estimular o interesse e o prazer da leitura. Propor reflexão dos aspectos e das características destas obras
Descrição do recurso: Episódio do programa Categorias Literárias, exibido pela Biblioteca Virtual dos Estudantes de Língua Portuguesa (BibVirt), aborda o período literário Modernismo. Apresenta um dos maiores destaques da literatura, o escritor Graciliano Ramos e sua obra "Vidas Secas". Comenta as principais características dos personagens e suas relações com a vida real. Cita, também, o escritor e poeta, Carlos Drummond de Andrade e sua obra "Rosa do povo". Cita, ainda, o escritor Guimarães Rosa e sua obra "Sagarana", caracterizada por sua temática universal
Observação: Duração: 5 min. Apoio: Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Colaborador(es): Sueli Lopes e Ana Paula Leite de Camargo (Apresentação); Sueli Lopes e Maria José Machado (Seleção de textos); André Luís Santos (Trilha sonora); Vagner de Paula (Sonoplastia)

19 COMENTE AQUI:

  1. Olá professora, sou a Fernanda do 3°A...
    Na minha opinião, o escritor pretendia expor aos leitores , a vida difícil de Fabiano e de sua família de retirantes.
    Como eles moravam no interior, o romance relatava sobre, a seca, a falta de acesso à educação, dificuldades financeiras, e que passavam fome.

    ResponderExcluir
  2. Eu penso que o autor de Vidas Secas quis mostrar como é a vida no nordeste, ele trabalha para sustentar sua família.Mesmo sabendo que seus filhos podem ter o mesmo futuro ele continua batalhando por uma vida melhor.E, o autor sabe bem disso porque viveu isso na infância.

    Karina Mendes de Oliveira 3°B

    ResponderExcluir
  3. Olá professora, sou a Thaianne Lourenço Martoni - 3ºA
    O autor de Vidas secas, mostra que independente das dificuldades de Fabiano com a seca em sua terra, a fome, sua mulher, filhos e animais não o faz desistir de viver.
    Ele mostra claramente a seca do Nordeste, e a falta de acesso á educação que na época não havia uma colonização, fazendo os parecer "animais", fora a ditadura da época que os repreendiam.
    O amor que sentia por sua família, não o fazia desistir, mas encontrava a necessidade da PALAVRA em sua vida, para conseguir ir mais além, transformando sua vida e de sua família. Mas para todos um mesmo pensamento é certo, sem a palavra você não tem acesso á vida.
    E uma observação da minha parte é que, o autor por ter sofrido da seca e a violência do pai, quis expor um pouco da sua trajetória de uma maneira mais sentimental, como em romance.

    ResponderExcluir
  4. O escritor de vidas secas pretendia dizer com esse romance?

    Assim como o Fabiano era infeliz, por que na sua terra que ele gostava tanto. Mas que o fazia sofrer pois as condições sócias das pessoas que moravam no sertão nordestino que não eram nada boas, eles passavam fome, eles tinha que trabalhar como "escravos", trabalhar de sol a sol pra garantir um pouco da sua sobrevivência e de sua família, que teria o mesmo futuro que eles, que seriam brutos* assim como o pai para sustentar suas futuras famílias. E que como lhe aconteceu na infância que mostra no vidas secas, mas tentando fazer com que isso não aconteça com seus filhos, mas que é o mais provável pelas condições precárias deles.

    Bianca C. Muniz 3ºA

    ResponderExcluir
  5. Oi Professora *-* Sou a Bruna Pires do 3°A
    Já ouvi falar muito sobre o livro "Vidas secas", mas infelizmente não tive a oportunidade de lê-lo. Portanto peço desculpas por não fazer uma analise profunda (como as do diário de leitura). Resolvi então fazer uma pesquisa sobre ele.
    Entre os vários sites que visitei, percebi que Graciliano Ramos tinha uma mentalidade "avaçada" para sua época, ele vivia em um periodo muito difícil, o povo brasileiro sofria muito, com as crises economica e cafeeira, principalmete os nordestinos, que eram considerados ignorantes, alguns praticamente escravizados por seus patrões, fome e pobreza faziam parte do dia-a-dia deles. Ele utiliza muitas metáforas e até prosopopéia (comparando a cadela com gente).Nele o autor conta a vida de Fabiano um nordestino, pobre, que sofre com a fome e a seca do nordeste(retratando a triste história dos dos nordestinos).Ele passa por algumas humilhações é quase um escravo de seu patrão e aguenta tudo por causa da esposa e dos filhos, mostra seu desejo de melhorar de vida e ter bem materiais iguais os de seu patrão (aqui nos mostra o amor verdadeiro das famílias brasileiras, a humilhação e a desigualdade social). Foi preso pelo soldado amarelo (dando alusão ao regime militar da época).Menciona algo muito comum entre essas pessoas sofridas, que é o alcoolismo e o jogos de azar(meios de refugil). Chamou minha atenção o fato de Graciliano utilizar a linguagem regionalista (bem nordestina), relatando também a dificuldade de fabiano falar, sendo comparado com um Bicho (metáfora), vivendo em condições desumanas (deixando em evidencia a regionalidade, o analfabetismo,o preconceito e a pobreza).
    Confesso que me empolguei (rs), mas resumindo Graciliano Ramos pretendia nos mostrar a realidade da época, que infelizmente hoje em dia ainda existe em nossa sociedade (fome, sofrem coma seca,o preconceito, o descaso e desreipeito e a desigualdade social). Fabiano era uma pessoa muito triste, pelas circunstãncias em que vivia,sofria mas mesmo assim se mostrou sempre com esperança,só tinha a sua família de valor e sofreu por ela, com isso o autor me mostrou que mesmo com toda dificuldade, tristeza, humilhação e sofrimento, o povobrasileiro é um forte e guerreiro, com perspectiva de vida e sonhador...(Se você pode sonhar, você pode realizar! - Walt Disney)

    ResponderExcluir
  6. Ola professora , sou FERNANDA FERREIRA 3°A
    O autor da vida seca mostra como é a vida no nordeste e conta sobre a vida difícil de fabiano que trabalhava como um escravo para sustenta sua família, que mesmo com tantas dificuldades com as secas em sua terra ,com a falta de comida passando fome ,com a falta de acesso a educação , e sabendo que quando seus filhos crecessem seriam pisados e maltratados como ele pela sua condição de vida mais ele o fabiano tinha esperança e batalhava para ter uma vida melhor, ele sempre pensava em sua família isso fazia com que ele não desistisse de viver.,
    o autor me mostrou que com tantas dificuldade a gente nunca deve desistir de lutas por uma vida melhor e que a gente sempre temos que sonhar além pois somos guerreiros, e o autor quis mostrar o que ele viveu de uma forma mais sentimental e a realidade que ainda se passa nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  7. Hey professora, aqui é a Giovanna Saium 3ºA
    Já li o livro Vidas Secas, mas como faz um tempinho, não me lembro de muita coisa (um bom motivo para reler a obra). Quanto ao autor Graciliano Ramos, sei algumas coisas sobre ele. Espero que consiga atender suas expectativas com o que sei.
    Enfim, Graciliano Ramos era meticuloso e eliminava de suas obras tudo aquilo que não fosse realmente necessário, o que dava a ele uma imagem de um escritor 'sem emoções', seco e etc. Ao ler Vidas Secas, é possível captar essas características.
    O personagem Fabiano é um homem bem sério, sem muita simpatia. Também não era de fica fazendo brincadeiras, nem puxar conversa, culpa talvez do sofrimento que passa com a seca no Nordeste e a repressão do "soldado amarelo" (que se relaciona com a Ditadura Militar, na qual o próprio autor foi preso). Fabiano também sofreu de fome junto com sua família e acabou procurando refúgio em bebidas e jogos para fugir de sua triste realidade. Ao ler esses fatos, é possível ver que o autor descreve tudo isso como se ele tivesse passado pela mesma situação (o que é verdade). A sombra sobre o mundo de Graciliano (e de outras pessoas) não era/é como uma sombra de uma árvore da salvação, relaxante e aconchegante, mas sim como como um edifício de nossa civilização artificial (cultura, sociedade, cidade, Estado), coisa que assombrava seus pensamentos. E ele deixa isso bem perceptível em sua obra na forma de Fabiano, porém também deixa a mensagem que não desistirá. É como se seus romances fossem uma experiência para acabar com o sonho de angústia que é a vida em si.

    ResponderExcluir
  8. Oi professora, sou a Beatriz Alves, 3ºA
    Nunca li o livro Vidas Secas, mas pesquisei o enredo por cima.
    Fabiano era um homem orgulhoso e trabalhador, que mesmo com seu humor fechado, fazia de tudo para sustentar sua família e dar o máximo conforto que podia para todos eles passarem por aquela fase díficil de seca e fome. O autor se concentra bastante em mostrar as dificuldades da vida, principalmente no Nordeste, vítima frequente da seca e fome. E retrata também o principal motivo do egoísmo dele mesmo: a cobiça de propriedade. Surge a ideia de que a revolta de Graciliano tem com base o seu passado no 'sertão', porém, o 'vilão' na verdade é a cidade.

    ResponderExcluir
  9. Oie professora *-*, Aqui é a Thayná Vieira Silva 3ª A Nº 40

    Fiz uma pesquisa por cima só sobre o livro "Vidas Secas " ele parece ser um ótimo livro, logo logo irei atrás dele pra lê-lo, fiquei curiosa em ler a história. Parece ser bem interessante. Quando o áudio e a história trata da "seca no nordeste" ambos tem uma vida triste por causa da seca, os animais sofre, como as pessoas, o escrito de "Vidas Secas" o "Graciliano Ramos" ele quis denunciar a injustiça praticada pelos qual assumem o poder, questionando o porquê de tanta injustiça social, pois na mesma situação, encontram-se muitos Fabianos em busca do mínimo que um ser humano pode querer, que é uma vida digna. Pode-se dizer que Vidas Secas é uma obra que tenta sensibilizar os leitores para as causas sociais. O Livro narra uma história de uma família de retirantes em busca de um lugar que lhes ofereça meios de melhorar suas condições de vida, que trata-se da família de Fabiano, um homem trabalhador e humilde. Que durante um longo percurso por um caminho que parece interminável, os personagens enfrentam atrocidades várias, entre as quais, a fome, a sede e a falta de um lugar onde pudessem se estabelecer.

    ResponderExcluir
  10. as semelhanças que percebi vai muito pela situação de ambos e de muitos,contam de seu jeito seus sofrimentos, necessidades e seus caminhos,ambos me mostraram uma percepção sobre o que acontece no nosso nordeste de modo pessoal, já que o semblante deles é de algo difícil, a situação difícil, o modo de vida pobre e árdua com que devem lidar de ante de seu lar, do único onde deveria continuar a estar,não sendo tão precisa o problema chave de ambos é a vida tortuosa que levam a eles e quase todos os homens, trabalhadores, crianças e mulheres do norte do brasil, tendo de lhes fazer uma dificil escolha de vida ao ter que chegar ao ponto de ter que sair de seu lugar em busca de uma melhoria, de um conforto, uma mudança, vindo para a cidade grande onde muitos infelizmente muitas vezes deparando-se com algo muito pior, mais assim como disseram nos comentários Fabiano um homem difícil, ligado (como todos)a suas raizes, lutando a cada dia mais e mais para se manter lá,para se manter diante da seca, e do sofrimento trazido por ela, firme, mais não mais lá, ainda com sua fé de que a situação virá a se ajeitar com sua , vai embora para não morrer de fome. Visto também um homem sofrido, com força e com esperança, sereno e serio. Vi a semelhança entre a musica e a historia de Vidas Secas onde eles amam seu lar, seu lugar, que poderia lhes dar tudo, mais o único que falta é a água, mais não deixariam seu lugar se ainda tivessem seu pedaço de pão, não li o livro (ainda) minha opinião se formou diante de uma conversa com meu pai e meu primo sobre a musica, onde ambos são grandes fãs e conhecedores da historia do nordeste, isso foi o que me lembro de tudo que extrai de nossa conversa. Ingridy Tavares 3B

    ResponderExcluir
  11. Oi prof *-* Thainá Andrade 3°A
    Então pela obra vida secas que eu apresentei no seminário percebi que relata muito o cotidiano das cidade do sertão . Mostrando as secas e as condições precárias quanto para os habitantes , como para os animais que vivem lá. Mais agora voltando ao assunto e vendo as semelhanças entre "Fabiano" e "Último pau de arara" : a semelhança mais evidente é a situação precária do lugar onde eles abitam , e o amor que eles sente por esse lugar . Outra coisa também são os animais o apego que os dois personagens do texto e da musica tem pelos mesmos. E o que é evidente é que os dois são obrigados fugir daquele lugar onde abitam pois precisam , alias são obrigados. E é isso as semelhanças é que eles esperam uma vida MUITO melhor do que a que vivem. E ainda tem esperança e acreditam .

    ResponderExcluir
  12. Olá professora, aqui é o Jonas Vítor de Oliveira, número 22 do 3ºA.

    Já li a obra "Vidas Secas", porém faz um bom tempo e me recordo da história apenas vagamente.
    Graciliano Ramos sentiu na pele as dificuldades da vida no sertão, portanto, acredito que ele retratou isso de forma extremamente fiel em seu romance, talvez tenha até mesmo se retratado em um dos personagens, encontrando assim um maneira de expressar tudo o que passou.
    "Vidas Secas" é uma obra de exposição da dura realidade enfrentada por diversas famílias e, sobretudo, de crítica ao meio social e o preconceito, onde as pessoas são exploradas e humilhadas por sua pobreza e dificuldades, como o analfabetismo por exemplo, que tem um grande destaque no livro. Esse é o objetivo do autor, expôr à todos a tristeza da miséria e criticar o preconceito existente na sociedade, ainda mais na época de ditadura em que o livro foi escrito, onde tudo sofria enorme repressão.
    Para aqueles que ainda não tiveram oportunidade, recomendo a leitura do livro, é uma obra de grande importância na cultura nacional e com momentos realmente emocionantes.

    ResponderExcluir
  13. Guilherme Palmieri Nº 13 3ºB


    Fabiano é um homem rude, típico vaqueiro do sertão nordestino. Sem ter frequentado a escola, não é um homem com o dom das palavras, e chega a ver a si próprio como um animal às vezes. Empregado em uma fazenda, pensa na brutalidade com que seu patrão o trata. Fabiano admira o dom que algumas pessoas possuem com a palavra, mas assim como as palavras e as ideias o seduziam, também cansavam-no.

    Sem conseguir se comunicar direito com as pessoas, entra em apuros em um bar com um soldado, que o desafiaram para um jogo de apostas. Irritado por perder o jogo, o soldado provoca Fabiano o insultando de todas as formas. O pobre vaqueiro aguenta tudo calado, pois não conseguia se defender. Até que por fim acaba insultando a mãe do soldado e indo preso. Na cadeia pensa na família, em como acabou naquela situação e acaba perdendo a cabeça, gritando com todos e pensando na família como um peso a carregar.

    Sinha Vitória é a esposa de Fabiano. Mulher cheia de fé e muito trabalhadora. Além de cuidar dos filhos e da casa, ajudava o marido em seu trabalho também. Esperta, sabia fazer contas e sempre avisava ao marido sobre os trapaceiros que tentavam tirar vantagem da falta de conhecimento de Fabiano. Sonhava com um futuro melhor para seus filhos e não se conformava com a miséria em que viviam. Seu sonho era ter uma cama de fita de couro para dormir.

    ResponderExcluir
  14. O escritor de Vidas Secas, pretendia nos passar todas as dificuldades que uma pessoa que mora no Sertão passa. A principal dificuldade é a seca. Mas tambem há outras dificuldades como a pouca condição de vida, o pouco estudo que ocasiona a falta de expressão, falta de comunicação, o trabalho pesado por muito pouco. E tambem mostra que o motivo de muitos homens trabalhadores, que sofrem com o trabalho pesado lutarem, são suas famílias! sua mulher, seus filhos, por eles, aceitam até o mal tratamento das pessoas pra quem trabalham.

    Camila Silva de Mesquita 3ºA

    ResponderExcluir
  15. o autor de Vidas Secas quis mostrar a realidade da vida no nordeste, como por exemplo: o trabalho para sustentar sua família. mesmo tendo consciência q seus filhos posso ter o mesmo futuro ele continua a se esforça e batalhando por uma vida melhor. E ele sabem bem disso por experiencia própria.
    Ramon Alexandrino 3°B

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, pessoal!
    Adorando ver a participação de vocês aqui no blog! Vejo que se empenharam em responder, pesquisar e expor a opinião sobre o assunto!
    Li Vidas Secas quando ainda cursava o EM, e depois voltei a ler na faculdade! Um livro que realmente me deixa triste! (mas que gosto), porque desperta em mim um sentimento nostálgico, uma vontade de querer denunciar as mazelas desse mundo...Faz lembrar do poema do Patativa que li outro dia na sala "A morte de Nanã"...fico pensando que essa realidade que o Graciliano pretendia denunciar, evidenciar em sua obra é a realidade ainda presente para muitos nesse mundo!
    Talvez ele quisesse eternizar o sofrimento que viu, viveu e como o eu-lírico da música "Último pau-de-arara" também quisesse valorizar sua terra, sua história, sua raiz pobre e entristecida.
    Graciliano fez uma obra atemporal, que nos mostra o homem sertanejo simples, humilhado, escravizado pela fome e pela necessidade de sobreviver!

    Adorei o comentário de todos! Estão de parabéns com as reflexões postadas! Quero ver mais participações!

    ResponderExcluir
  17. O nome do livro já deixa a entender o tema central da história e assim fica mais fácil de fazer a interpretação, né? O escritor Graciliano Ramos quis passar com essa história toda a dificuldade que Fabiano e sua família passa no Sertão, não só o Fabiano, mas sim todos os seres que vivem no Sertão. "Na beira do rio haviam comido o papagaio, que não sabia falar. Necessidade." o escritor consegue ser tão comovente e triste a ponto de deixar os leitores curiosos pra saber o fim do livro. E mesmo com todos os obstáculos, dificuldades e necessidade, Fabiano não desiste pra poder ajudar sua mulher e seus filhos. Como a Giovanna do 3°A o Graciliano é um escritor com o ar frio e durão, mas nesse livro ele nos mostra ser totalmente ao contrário, ele descreve a história tão claramente que dá pra ver que tudo isso é falta de comunicação, educação, condição social e oportunidades de emprego pra ter um vida melhor.

    Ianca Santana Carvalho. N° 14 - 3°B

    ResponderExcluir
  18. O título do livro já deixa bem claro o que retrata a história e assim fica bem mais fácil de fazer a interpretação, né? O escritor Graciliano Ramos mostrou claramente com suas palavras toda a dificuldade e necessidade que Fabiano passou, não só Fabiano, mas sim todos os seres que vivem no Sertão. Com a falta de educação, comunicação e oportunidades de arrumar um emprego DIGNO o autor diz "Na beira do rio haviam comido o papagaio, que não sabia falar. Necessidade.", ou seja, o objetivo do escritor é expôr e mostrar a todos os leitores a pobreza e tristeza que muitas pessoas passam no Nordeste. Como a Giovanna do 3°A citou, Graciliano tem uma certa "fama" de durão e sem sentimentos, mas em Vidas Secas ele mostra totalmente ao contrário com uma história triste e que ao mesmo tempo serve de exemplo pra nós.

    Ianca Santana Carvalho. N° 14 - 3°B

    ResponderExcluir
  19. Estou atrasada! Então professora se puder aceitar, aceitando está ótimo!
    A obra é de Graciliano Ramos Vidas Secas(autor do modernismo 2ª fase), conta sobre Fabiano seus dois filhos e sua mulher, acontece no nordeste, e a situação deles é bem precária muitas dificuldades. Graciliano faz uma crítica à Vargas, a galera queria liberdade e no texto fala sobre o soldado amarelo, que também os meninos seriam pisados, maltratados pelo soldado amarelo, talvez fosse como Graciliano estava vendo o futuro.
    Pouco e atrasado, mas ta aqui! Beijo
    Amanda Cristina Santos 3ªB

    ResponderExcluir